O que são Soft Skills e Hard Skills e como desenvolver essas habilidades?

19/08/22 | Empresas, Estagiários, Mercado de Trabalho

Se inserir no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Mesmo com uma boa formação e um bom currículo, as melhores vagas são concorridas em peso. Por isso, é muito importante se preparar!

Desde a faculdade, o estudante que tem por foco desenvolver habilidades úteis já sai na frente. Nesse momento, é interessante refletir sobre o que são Soft Skills e Hard Skills, e como desenvolvê-las. Por isso, criamos esse artigo que explicará melhor a definição destes termos e como desenvolver essas habilidades. Acompanhe.

 O que são Soft Skills?

As Soft Skills, também conhecidas como habilidades interpessoais, nos ajudam no relacionamento com o outro e com o mundo ao nosso redor. São habilidades requisitadas no ambiente de trabalho, afinal, não basta saber realizar uma tarefa, é preciso se relacionar com os outros de modo saudável para se alcançar o máximo na profissão. Alguns exemplos de Soft Skills:

  • Empatia – é a habilidade de se pôr no lugar do outro, com o intuito de compreender sua visão sobre algo.
  • Resiliência – é capacidade de se adaptar às mudanças e de lidar com problemas de forma racional e consciente.
  • Comunicação – é saber dialogar com as pessoas, manter uma comunicação assertiva e conseguir se expressar de forma tranquila e calma.
  • Criatividade – é a habilidade para inovar no trabalho, trazendo novos métodos e soluções capazes de resultar em algum tipo de melhora conjunta.
  • Liderança – é ser capaz de inspirar e engajar os colaboradores, distribuindo tarefas, servindo de exemplo e observando os resultados e desempenho..
  • Autocrítica – é identificar e assumir seus erros, buscando se aperfeiçoar cada vez mais.
  • Proatividade – é a capacidade de assumir funções mesmo antes de serem ordenadas, assumindo novas responsabilidades.
  • Equilíbrio emocional – é conseguir se firmar até em situações inversas, sendo capaz de lidar com crises.

O que são Hard Skills

As Hard Skills são as habilidades técnicas que fortalecem o currículo e o perfil profissional de alguém. Elas são o diferencial que cada um pode oferecer para uma empresa, sendo, em muitos casos, requisitos para contratações.

As Hard Skills precisam ser adquiridas, tanto através dos estudos quanto de experiências. É essencial conhecer o que o mercado espera de você e se abrir para habilidades não convencionais e fora de sua área.

Veja alguns exemplos:

  • Amplo conhecimento de redes sociais;
  • Experiência com marketing de conteúdo;
  • Fluência em idiomas;
  • Conhecimento em alguma linguagem de programação;
  • Certificação no pacote Office, (Excel, principalmente);
  • Domínio de banco de dados;
  • Domínio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization)
  • Gestão de pessoas e projetos;
  • Edição de imagens.

Como se pode ver, as Hard Skills variam bastante quanto às áreas de aplicação. Mas lembre-se que o conhecimento nunca é um desperdício, e essas habilidades podem ser úteis quando você menos esperar.

Como desenvolver Soft Skills e Hard Skills? 

O processo de desenvolvimento de habilidades consiste em identificar os pontos de melhoria necessários para atingir um objetivo. Assim, existe um processo lógico para construir as Soft Skills e Hard Skills de que necessitamos. 

Mapeie as necessidades 

A princípio, é preciso entender as competências técnicas e comportamentais necessárias. Esse diagnóstico pode ser obtido por diferentes perspectivas. 

Programas de treinamento 

Identificar as necessidades de um cargo ou função. O objetivo é saber quais são as Soft e Hard Skills exigidas para a realização de tarefas.

Desenvolvimento pessoal 

No desenvolvimento individual, buscamos as Soft e Hard Skills úteis para o profissional durante sua jornada na empresa. Não à toa, as necessidades com frequência dizem respeito à preparação para promoções no plano de carreira.  

 

Treinamento online 

A qualificação pode ocorrer por cursos e programas de treinamento online. A ferramenta é interessante já que permite ao colaborador controlar o ritmo de estudos, além de geralmente terem um custo menor para a empresa. 

 

Microlearning .

Algumas empresas apostam também em qualificações curtas, com conteúdos de 5 a 15 minutos. Ali, o profissional vê um ponto de melhoria por vez, como se atualizar sobre um assunto, corrigir uma conduta inadequada ou subir de nível dentro de uma competência. Logo, concentra esforços para melhorias rápidas e específicas. 

É importante lembrar que as Soft e Hard Skills vivem momentos diferentes diante da transformação digital. As mudanças constantes e rápidas favoreceram as competências comportamentais, que são cada vez mais valorizadas. 

As Hard Skills sofrem com a constante desatualização por inovações científicas, técnicas ou tecnológicas. A função de administrador, por exemplo, passou de livros físicos para arquivos de texto no computador, desses para softwares de gestão locais e, por fim, para as plataformas de gestão na nuvem. E, em cada momento, houve adaptações. 

Já as soft skills suportam mudanças e permanecem válidas em novos contextos. Bons exemplos são a criatividade, a capacidade de aprender e a inteligência, que não só resistem às transformações, como ajudam a superá-las. 

Como vimos, os conceitos de Soft Skills e Hard Skills serão úteis para especificar os pontos de melhoria e direcionar a qualificação dos profissionais. 

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