Como encontrar uma franquia barata e lucrativa e que cuidados tomar ao abrir uma?

22/08/22 | Empresas, Estagiários, Mercado de Trabalho

O mercado de franquias é muito atrativo, já que oferece ao empreendedor um modelo de negócio que já deu certo em outros lugares, diminuindo o risco do empreendimento. Por isso, há tanta busca por franquias baratas.

Encontrar uma franquia barata e lucrativa para investir é bem simples. Mas na hora de escolher a ideal, é preciso estar sempre atento.

De acordo com uma pesquisa da ABF, o modelo franchising vem retomando seu crescimento desde o segundo trimestre de 2021. Com isso, o setor se aproxima dos números anteriores à pandemia e começa a ser considerado como opção de investimento novamente.

O franchising oferece valores atrativos, retorno financeiro bom e a possibilidade de crescimento. Contudo, as franquias mais famosas são, na mesma proporção, caras, o que pode desanimar aqueles aspirantes a franqueados.

Quanto custa uma franquia?

Na hora de adquirir uma franquia, o empreendedor precisa arcar com um investimento inicial, conforme prevê a Lei de Franquias

Esse custo não tem um valor fixo, tendo em vista que não existe uma regra específica que determine um piso ou teto para esse modelo de negócio. Assim, cada franqueador determina seus próprios valores, baseado em seus estudos de mercado e segmento.

Porém, em relação às franquias baratas, é possível encontrar uma faixa de valores que giram entre R$300 e R$60 mil. Essa quantia já engloba diversas cobranças, como: 

  • Custos de implantação e marketing de inauguração;
  • Taxa de franquia;
  • Abertura da empresa;
  • Capital de giro.

 

Que cuidados tomar ao abrir uma franquia?

Investir em franquias baratas requer alguns cuidados. Afinal, por mais que seja um modelo de negócio já testado e, muitas vezes, estabilizado, é preciso se lembrar disso.

Para minimizar esses riscos, a sugestão é procurar franquias mais conhecidas e seguras. Além disso, também é importante estudar muito antes de fechar qualquer negócio.

É sempre bom lembrar que abrir uma franquia não significa dinheiro fácil, pois a opção por esse negócio envolve muito trabalho e cuidado com o empreendimento. É preciso tomar cuidado para não cair em armadilhas. Por isso, conheça a marca, o produto e o serviço. Tome cuidado com negócios muito extravagantes ou que prometem ganhos exorbitantes.

Pesquise se o negócio cumpre todos os requisitos previstos por lei, esteja ciente e exija todos os direitos enquanto franqueado e sempre tenha uma reserva financeira acima do anunciado pela marca para qualquer imprevisto.

Iniciar um investimento desse tipo, além de ter o capital inicial, é imprescindível ter uma reserva para se manter, enquanto o negócio não está dando lucro. Dessa forma, o empreendedor se previne de possíveis dores de cabeça e consegue atingir o objetivo inicial da abertura do negócio.

 

Franquias baratas são excelentes oportunidades para investimento e multiplicação de renda. Se você deseja economizar para iniciar um negócio próprio e não sabe por onde começar, comece hoje mesmo a planejar o valor que deseja juntar e a monitorar seus gastos para otimizar suas economias.

Está interessado ou interessada em uma franquia de sucesso que pode trazer excelentes resultados para você e seu investimento, conheça a franquia Jovem Valor! Acesse nosso site e entre em contato. Nossa equipe estará de portas abertas para você e às suas necessidades!

Entre em contato clicando aqui.

Leia também: